quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

Uma retrospectiva...

Olá, me chamo Júlia Brasil, sou intercambista do Rio de Janeiro, vou para o 2º ano do Ensino Médio em 2019, aqui curso a “grade 10”. Chegamos ao final do intercâmbio, então achei que seria legal se fizesse um tipo de “retrospectiva” e agradecimento.

Quando soube que iria participar desse programa fiquei completamente em choque e muito feliz, mas logo depois o desespero veio. Será que vou me dar bem com as outras intercambistas? Será que as estudantes de Londres vão ser legais? Será que vou me adaptar a rotina delas? Perguntas como essas apareceram na minha cabeça e felizmente não tinha a respostas. Tive que vivenciar isso tudo para poder respondê-las.

E então, o tão esperado dia. Quando cheguei a São Paulo, tive o primeiro contato com as meninas. Começamos a conversar e todo mundo estava muito tímido, mas torcendo para que amizades fossem construídas e que toda aquela situação desse certo. Entramos no avião e conversamos muito até que caímos no sono.



Chegando a Londres percebemos a diferença de clima, afinal, o Brasil é um país bem quente em comparação com a Inglaterra. Estranhamos um pouco o fato das aulas serem em prédios diferentes, algumas alunas terem turmas diferentes para cada disciplina e senti falta de ter uma única turma e da escola ter dois cronogramas semanais, fatos que tempos depois percebemos fazer muito sentido e já estamos adaptadas.

Os professores são sensacionais! Sempre muito atenciosos, dão todo o suporte que as alunas precisam para fazer trabalhos, pesquisas, deveres de casa e avaliações. Quando cheguei, conversaram muito comigo. Queriam saber de onde eu sou, como é a escola no Brasil, como é minha cidade e se tudo era muito diferente da vida de uma estudante do Marymount London.

Conhecemos pessoas aqui que com absoluta certeza não conheceríamos se não fizéssemos parte desse programa. Meninas do Kuait, Singapura, Estados Unidos, Alemanha, Franca, Bélgica, Índia, África do Sul, Espanha, Itália... ajudaram a tornar esse intercâmbio tão magnífico. Fomos à lugares inesquecíveis e fizemos coisas que nunca teríamos oportunidade senão, aqui.
A melhora na pronúncia, vocabulário, a independência criada, a necessidade de ser responsável, estar atenta a coisas como em que ponto de ônibus/metrô/trem descer, qual rua entrar e como planejar seu final de semana são alguns outros exemplos de como o intercâmbio me ajudou.

Chegamos na reta final dessa experiência e o que resta é um sentimento de missão cumprida e de saudade. As memórias ficarão para sempre em nossos corações assim como todos que nos acolheram sem hesitar e com muito carinho.



Estaria mentindo se falasse que está sendo fácil ir para as últimas aulas de certas disciplinas e ter que me despedir dos professores, assim como estaria mentido se falasse que não estou preocupada com o último dia aqui. Ter que me despedir das meninas será muito difícil.

Desta forma, creio que é melhor pensar nos bons momentos e nas experiências que ficarão comigo para sempre!

Gostaria de agradecer, primeiramente, aos meus familiares por permitirem que eu participasse dessa viagem, por todo o apoio e incentivo, aos meus amigos e amigas do Rio de Janeiro que torceram muito por mim no processo seletivo. Não poderia deixar de agradecer também, ao Colégio Sagrado de Maria do Rio de Janeiro por proporcionar esse projeto para os alunos e por confiarem em mim para representar a unidade.

Por último, mas não menos importante, gostaria de agradecer as minhas companheiras de intercâmbio, principalmente à Ana Luísa e Beatriz, minhas companheiras de quarto, que se tornaram minhas amigas em tão pouco tempo e que espero cultivar tal sentimento por muitos anos que virão. Obrigada por terem estado comigo quando o medo de estar em um país diferente com novas pessoas apareceu. Obrigada por todos os momentos de aprendizado e ajuda, nas aulas, no trajeto para algum lugar ou até mesmo em conversas e por fim, obrigada por todas as risadas que fizeram a barriga doer e o rosto cansar de sorrir. Vocês foram muito importantes e ajudaram a tornar esse intercâmbio tão maravilhoso!



Encaro a vida  com mais maturidade e em sinto mais preparada para situações nas quais tenho que agir sem ajuda de meus familiares ou adultos. Saí da minha zona de conforto, deixei de falar minha língua mãe e passei por situações desafiadoras, oportunidades que me deram a possibilidade de ampliar minha visão mundo. Com absoluta certeza recomendo que todos passem por tal experiência.

Até o próximo intercâmbio!

Nenhum comentário:

Postar um comentário