segunda-feira, 8 de abril de 2024

Isabela Silva Santos de Vitória - ES para Barranquilla - Colômbia

  INTERCÂMBIO EM BARRANQUILLA / COLÔMBIA

A experiência do intercâmbio, para mim, foi maravilhosa em vários aspectos diferentes. Durante o mês que passei lá, pude conhecer a cultura, as pessoas e diversos pontos turísticos em Barranquilla e cidades próximas. Desde os meus primeiros momentos lá, sempre fui muito bem recebida, tanto pela minha família colombiana quanto pela instituição Marymount que programou esse intercâmbio com a minha escola.

Dentre os variados tópicos que eu poderia abordar aqui, por falta de espaço falarei apenas alguns, começando pelo meu favorito: o povo de Barranquilla. Antes do intercâmbio uma das coisas que mais me interessava nessa viagem era a chance de formar novos laços, e minhas expectativas foram cumpridas nesse quesito. A família que me acolheu foi simplesmente maravilhosa, me receberam com um carinho imenso e sempre foram muito receptivos para me ajudar e me deixar confortável. Durante o dia a dia eu percebia semelhanças e diferenças em relação à minha família e eu me divertia muito com isso. Fiz o que eu pude para me adaptar à rotina deles e ainda sim levar a minha cultura brasileira e, com isso, criamos uma relação muito especial e que eu pretendo levar por muito tempo.

Além da minha família, por frequentar a escola eu conheci muitas pessoas que eram da minha faixa etária e com isso eu fiz muitas amizades que hoje são muito importantes para mim. Mesmo com a rotina escolar deles que ocupava uma boa parte do dia, nós conseguimos sair durante a semana e eu me diverti muito e guardo memórias muito felizes dos momentos que passei com meus amigos lá, e tento ao máximo manter contato com eles para nunca esquecer das nossas histórias que animaram o meu intercâmbio.

Outro tópico que eu gostaria de compartilhar é a cultura e, principalmente, a paixão e orgulho que eles têm com todas as histórias, comidas, festas e sua tradição em geral. Como fui na época de carnaval, eu fui em alguns desfiles e consegui entender um pouco mais sobre os costumes deles e sobre as histórias por trás de cada dança, vestimenta e música. Em um dos desfiles, chamado “La Guacherna”, as pessoas compravam maizena e spray de espuma para jogar uns nos outros, fiquei extremamente suja, porém foi um dos dias mais divertidos que tive lá. Conheci os diferentes tipos de dança como a Cumbia, Mapale, Congo, cada um com suas respectivas músicas, coreografias e figurinos.

Enfim, é realmente muito difícil descrever toda essa experiência em tão pouco espaço, mas, para resumir, é preciso dizer que foi simplesmente inesquecível cada dia, aventura, risada, lugar e pessoa que eu conheci lá. Tenho memórias maravilhosas desse período e realmente espero nunca esquecer e sou muito grata por ter tido essa oportunidade e ter compartilhado ela com brasileiros maravilhosos também, que deixaram tudo mais leve. Agradeço muito aos meus pais e à escola por me proporcionar isso.

                                                                            Isabela Silva Santos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário