segunda-feira, 8 de abril de 2024

Isabela Souza Maia de Vitória - ES para Nova Iorque

 Viver um intercâmbio em NYC foi um sonho realizado. Desde o processo seletivo  até o momento da chegada, foi um misto de emoções! Lembro-me de escrever a redação e me preparar para a entrevista como se fosse um teste épico. E quando fui aceita, eu surtei!

Aqueles meses que antecederam o embarque foram um conjunto de nervosismo e animação. Foi uma correria atrás de todos os documentos e ainda arrumar um guarda-roupa para enfrentar, pela primeira vez, o inverno! Mas cada tarefa era como um passo mais próximo do meu grande sonho.

E o dia do voo? Parece que foi ontem! Eu e as outras intercambistas, Maria Clara e Clara, mal podíamos acreditar que estava realmente acontecendo. Chegar em NYC e ser recebida pelos meus pais, que estavam lá com um balão de boas-vindas, foi simplesmente mágico! E para além disso, a Sophia, minha host sister, aprendeu algumas palavras em português para me fazer sentir mais bem-vinda e me acolher. A partir desse momento, não tive dúvidas que iriamos ser melhores amigas.

A família que me recebeu foi além do que eu poderia esperar. Cada membro tinha um papel especial em tornar minha experiência única e memorável. Caminhar no Central Park com o Andrew era como explorar um mundo novo a cada passo. Desenhar com o Willi foi uma forma de nos conectarmos e nos divertimos. Ver os jogos de basquete do Aidan não era apenas sobre esporte, era sobre torcer por ele. Ver a Magda se preocupando comigo, era me sentir cuidada. E dividir o quarto com a Sophia era como ter uma irmã mais velha, alguém com quem eu podia compartilhar meus segredos e risadas, tornando cada dia especial. Juntos, essa família tornou minha estadia em NYC inesquecível.

Marymount foi um refúgio acolhedor em meio ao frio. Conhecer pessoas de lugares diferentes, como Itália, Afeganistão, China… foi uma experiência única! Além disso, as meninas na escola foram incríveis! Elas eram inteligentes e participativas nas aulas. Sempre respondendo, levantando questões e compartilhando suas experiências de vida. 

A escola organizou diversos passeios que tornaram cada momento ainda mais único. Visitamos a ONU, onde pude ver de perto tudo que sempre estudei em geografia. Além disso, durante os recreios, a escola promoveu “eventos”, gerando momentos de integração e muitas risadas. Isso tornou essa experiência ainda mais memorável.

Durante o intercâmbio enfrentei desafios: como senti falta de fazer uma refeição em casa com a família reunida! Além disso, minha família foi diagnosticada com Influenza e, agradeço ao SUS e a vacina, por ser a única a não adoecer. Também estranhei o esquema da escola, cada um tem seu próprio itinerário. As turmas não são fixas, como iria fazer amigos? E na sequência descobri, que estes têm pontos positivos, já que avalia o potencial de cada aluno. Em um país que estimula a autonomia desde cedo, aprendi a pegar ônibus, metrô e a andar sozinha na cidade. Além do aperfeiçoamento importante na língua inglesa, posso afirmar que cada desafio contribuiu muito para o meu crescimento acadêmico, pessoal. Percebo que eu evolui muito durante essas 3 semanas.  

Fora da escola, NYC era como um livro a céu aberto, sempre cheio de aventuras. Explorar a cidade era emocionante, com cada esquina iniciando uma história nova. A magia da Broadway, com seus musicais deslumbrantes, e as luzes da Times Square à noite foram momentos que me deixaram sem palavras. Além disso, ver neve pela primeira vez enquanto patinava com os meus amigos foi mágico, me senti em um romance clichê.

E ao relembrar de toda essa jornada, só penso na música "Welcome to New York" da Taylor Swift. Que reflete, desde a empolgação de explorar uma nova cidade até o acolhimento que encontrei lá. NYC realmente me recebeu de braços abertos, e sou imensamente grata. Obrigada a todos que tornaram essa aventura possível e me fizeram sentir em casa do outro lado do mundo. NYC, você sempre terá um lugar especial em mim!





Nenhum comentário:

Postar um comentário