sexta-feira, 31 de janeiro de 2020

A vivência na Colômbia.

Oiii, gente! Eu sou José Victor e vou escrever um pouco sobre minha vivência em Medellín, na Colômbia.

Para começar, tenho de falar que aqui é muito interessante, bonito e diferente de como muitos pensam que é. O país tem uma cultura admirável e cidadãos muito educados e gentis, sendo verdadeiramente um ótimo lugar para viajar e conhecer – também pelo clima de primavera muito aconchegante.

Quando cheguei, fui muito bem recebido por minha família e por colegas e funcionários da escola. Nós nos divertimos muito indo ao shopping El Tesoro, que é gigantesco. Fizemos uma disputa de pinguins de massa de modelar, compramos diversas coisas e provamos várias comidas típicas daqui.



A escola em que estudamos tem uma vista maravilhosa da cidade. Fico superfeliz por estudar nela, porque é muito receptiva e animada. Em relação às escolas do Brasil, é bem diferente na organização de prioridades escolares, no ensino e até mesmo em como os alunos tomam café da manhã e almoçam.
Hoje, em 31 de janeiro, saímos mais cedo da escola e usamos o metrô e o bondinho para ir ao centro de Medellín. Foi muito novo para mim, porque eu nunca tinha andado de bondinho, nem mesmo no Brasil, e adorei, embora tenha ficado um pouco enjoado. À noite, fui a uma “parche”, que é basicamente uma reunião de amigos. Foi muito engraçada e boa para conhecer novas pessoas. Como durou até meia-noite, assim terminou meu dia.

Na próxima sexta-feira, vou contar mais sobre Medellín e sobre como me sinto aqui. Tchauuu!


quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

Intercâmbio na Colômbia

Oi, genteee! Eu sou Júlia Mazzoni, estudante do Colégio Sagrado Coração de Maria, e vim contar para vocês um pouco sobre como está sendo a experiência de intercâmbio na Colômbia. 


De início, eu queria deixar claro que, como em qualquer intercâmbio, um dos principais propósitos da viagem é sair de sua zona de conforto – e é claro que alguns desafios aparecem pelo caminho. Todavia, não poderia ter pedido a Deus uma família melhor, e amigas também! 



O pessoal todo é muito receptivo, e sei que voltarei uma pessoa melhor e mais consciente e responsável do que antes, tendo em vista o quanto esta experiência já me acrescentou em tão pouco tempo. Além de estar aprendendo a lidar melhor com imprevistos, estou melhorando muito meu espanhol e meu inglês, pois estou em uma escola bilíngue, e temos aulas de inglês todos os dias.


Para finalizar, queria dizer que estou muito contente por estar participando de tudo isto. Vou disponibilizar umas fotos de todos os passeios culturais que fiz com minha família.

 
 






Letícia Rosa em Londres

Oiiii, gente, tudo bem? Para quem não me conhece ainda, meu nome é Letícia Rosa, tenho 16 anos e estudo no Sagrado de Belo Horizonte – MG. Ah, e eu estou fazendo um intercâmbio em Londres, em uma escola da Rede Sagrado! Por isso, vou contar um pouco sobre meu dia para vocês.

Não aconteceu nada demais. A aula mais legal do dia foi a de Espanhol. Nós tivemos que escolher um vídeo sobre o tema que estamos aprendendo – saúde, exercícios, hábitos e alimentação – e apresentá-lo para a turma. Achei interessante, porque nós vimos alguns vídeos com curiosidades, dados e informações que eu não sabia sobre o assunto e outros muito engraçados e divertidos!

Eu, Rebeca e Ágata fomos a Kingston depois da aula. Visitamos algumas lojas e andamos pela cidade. Nós gostamos muito de passear lá. É tudo beeeem diferente, além de haver muitas pessoas, de vários lugares do mundo!

Confesso que me senti a própria inglesa usando o ônibus e andando nas ruas do país. Aqui é extremamente fácil andar de transporte público (ônibus e trem/metrô). Você só precisa andar com o cartão de transporte carregado sempre e ter aplicativos de GPS, como Google Maps ou Citymapper. Nossas amigas daqui nos ensinaram a mexer, então ficou muito “de boa” andar “sozinhas” aqui. “Sozinhas” porque nós nunca nos separamos, né? Morremos de medo de nos perder umas das outras!

Então, gente, é isso que eu tenho para falar com vocês hoje! Desejo a todos uma ótima volta às aulas aí no Brasil! Daqui a duas semanas, estou de voltaaaaa!
SAUDADESSS!

Um beijo enorme!




quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

Dia a dia na Colômbia

Oi, genteee!

Sou Marya Eduarda V. Castelan (Duda), tenho 16 anos e vim contar um pouquinho do meu dia aqui na Colômbia.

Não tive a oportunidade de dizer o quanto amei minha família acolhedora. Esperava que me recebessem bem, mas não imaginava que me tratariam como filha de verdade.

Medellín é muito mais do que eu pensava. Estudando um pouco sobre o lugar, descobri que a cidade já ganhou o título de cidade mais inovadora do mundo, algo que nunca tinha passado por minha cabeça. Acho que, por isso, a Colômbia me encanta tanto – a cada dia, são novas descobertas.

Voltando ao dia de hoje, eu e minhas irmãs acordamos e fomos à escola, como na segunda e na terça. Hoje, uma das aulas foi no auditório, para que algumas alunas fossem parabenizadas por suas conquistas, e aproveitaram o momento para nos apresentar ao colégio.

Depois disso, assistimos a algumas aulas e, mais tarde, na hora do lanche, a turma inteira teve uma reunião com a diretora-geral da escola, para que todas as meninas tiveram a oportunidade de dizer o que as agradava ou não. Achei superinteressante essa boa relação entre o colégio e as estudantes. A escola está sempre aberta a mudanças que sejam pertinentes e agradem as alunas. Além disso, decidiu não parar no tempo e permitir que a tecnologia a ultrapasse: as aulas são bem dinâmicas, e as meninas usam poucos livros didáticos físicos e fazem quase todos os trabalhos pelo computador que é pedido pela escola – supermoderno!

Depois das aulas, eu, minhas irmãs e algumas amigas ficamos em um espaço aberto da escola. Foi superdivertido: as meninas são muito queridas! Depois disso, fomos caminhando até um centro comercial chamado Exito. Lá, tomamos sorvetes e refrescos até a mamãe chegar e esperamos o papai.

Todos os dias aqui são incríveis. Quarta-feira que vem, volto para contar um pouco mais.



 

Novidades em Londres

Fala, meu povo, tudo bem? Bia, de novo, aqui!

Sinto informar, mas não tenho muitas novidades de hoje (nem dos fins semana, porque as meninas já contaram tudo, né?). Então, vou escrever sobre algumas coisas diferentes em meus dias aqui no Marymount.

A escola superincentiva as mais variadas experiências para as alunas. Por isso, vira e mexe, está acontecendo algo “fora do comum” – geralmente, no período de adviser.

Um dia, fomos convidadas a jogar basquete. Como se isso já não fosse diferente por si só (porque, no Brasil, o esporte não é muito praticado), era basquete em CADEIRAS DE RODAS. Foi superdivertido! Já houve concurso de bolos, yoga, tudo quanto é coisa! Sem falar, também, na variedade de aulas!

Eles valorizam muito as artes, e as alunas devem escolher duas entre quatro modalidades (escolhi músicas e arte tradicional, mas tem teatro e dança também). Eu vou confessar que estou AMANDO as aulas de pintura, sério! Quando meu quadro ficar pronto, juro que providencio uma fotinho. Temos até aula de design! Nela, estamos construindo modelos de casas sustentáveis, e o professor é incrível.

Falando em design, minha big sister daqui está construindo um modelo de casa sustentável MARAVILHOSO e, um dia, umas 20h30 da noite, ela me perguntou: “Bia, você quer me ajudar a terminar minha casa?”. Aí, eu falei que sim, né? Porque eu a amo, e a casa estava ficando superlegal… Só que tinha um detalhezinho importante: a sala de design é do outro lado do campus, e eu estava de pijama... Kkkkk! Resumindo: eu corri na velocidade da luz em direção à sala de design, à noite, em um frio de 2 graus – TRANQUIIIIIILO! Mas o sacrifício valeu a pena, pois terminamos a casa e ainda deu tempo fazer uma baguncinha com música e cookies.

Beijo, gente, agradeço sua atenção!




terça-feira, 28 de janeiro de 2020

Novo estudante na Colômbia

Olá! Eu me chamo Ernesto de Pinho Mosaner, tenho 15 anos e estou começando meu intercâmbio na Colômbia.
Hoje, dia 28 de janeiro, eu os demais intercambistas chegamos ao Marymount de Medellín e fomos diretamente à sala de nossa diretora do high school, que nos indicou aonde deveríamos ir, pois, aqui, os professores permanecem sempre nas mesmas salas, e os alunos que vão até eles! Muito diferente do Brasil, não é mesmo?

Tivemos aulas de Espanhol, Física e até de Francês! Confesso que, na aula de Francês, não entendi quase nada do que estava sendo falado, porque nunca estudei essa matéria. A professora foi muito atenciosa e nos ajudou a entender o básico. Agora, sei até dizer como me chamo e desejar bom-dia em francês!
Almoçamos no colégio, e tivemos aula de Música, que foi muito divertida! Quando todas os alunos foram liberados para irem para casa, nós, brasileiros, ainda ficamos para uma aula extra de Espanhol, que foi muito boa, porque pudemos contar um pouco mais do Brasil e de nossa cultura.
À tarde, fui ao shopping com minha “host”, Mariana, e suas amigas. O dia foi muito bom!

segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

Uma semana diferente

Oi, aqui é a Rebeca!
O começo desta semana foi bem diferente, mas bem empolgante também.
Na aula de Psicologia, estamos fazendo um experimento baseado em casos que estudamos. Está sendo muito interessante!
Nós intercambistas, já estamos planejando nosso roteiro do fim de semana e estamos aproveitando cada segundo – seja nas aulas, seja nas conversas ou com as outras meninas daqui!
Eu amei uma palestra a que assistimos na semana passada e não paro de me lembrar dela. O poeta Kayo Chingonyi foi à escola e nos mostrou como é seu processo criativo! Mais legal ainda, ele nos deu a tarefa de fazermos nosso próprio poema, usando palavras de que gostamos em nossa língua nativa. Foi muito divertido!

Nova escola, novas experiências

¡Holaaa, amigos!

Eu sou Maria Clara. Estudo no Sagrado Coração de Maria de Vitória.

Vou atualizá-los sobre a experiência na Colômbia, mais especificamente em Medellín.
Hoje foi o primeiro dia de aula. Cheguei aqui há pouco tempo (dois dias), mas meu espanhol está fluindo, o que me deixou surpresa. A escola foi perfeita para eu praticar muito! Nela, todos foram muito receptivos e simpáticos. Já fiz até amigas, que quero guardar para sempre. Esta experiência está sendo maravilhosa! Nunca imaginei que me comunicaria com facilidade e que me identificaria tanto com pessoas de outro país.
Quando eu e os outros intercambistas chegamos à escola, fomos ao escritório da diretora do Ensino Médio, que foi muito atenciosa. Ela nos mostrou a escola, nos acompanhou até o shopping para que trocássemos nossos dólares por pesos colombianos e nos levou para recebermos nossos uniformes.
Lanchamos e almoçamos comidas excelentes preparadas na escola. Depois de conhecer tudo, tivemos aula de francês, na qual escrevemos, em espanhol, um pouco do que conhecíamos sobre a França. Os colegas da minha sala prepararam uma surpresa para mim e para José, outro intercambista do Sagrado, que está na mesma sala que eu. Fizemos um Kahoot sobre português e espanhol, aprendemos nomes e recebemos muitos doces como boas-vindas.
Depois da aula, minha host irmã tinha uma atividade extracurricular. Algo que nos deixou entusiasmados foram as disciplinas que temos oportunidade de cursar depois do horário das aulas regulares. Podemos assistir a aulas de música, coral, participar de uma banda, dançar, fazer atletismo, futebol, softbol, basquete e muitas outras coisas. A diretora e a psicóloga da escola nos ajudaram com isso, o que foi muito bom, e estamos escolhendo algo que queremos, além das aulas de espanhol, que teremos de fazer.
Quando saímos da escola, eu, José Victor e nossas host irmãs fomos a um shopping que se chama El Tesoro. Nós nos divertimos e comemos muito! A comida da Colômbia é saborosa e temperada. Já provei empanada, torta de chocolo, solterita, oblea, arroz de leite, arepa, almojabana e várias outras comidas típicas muito diferentes de tudo que temos no Brasil.
Agora, estou em casa, muito feliz com minha família. Ela é incrível! Mesmo sendo um de meus primeiros dias, já me sinto muito bem aqui.
Escrevo para vocês na próxima segunda!
Beijos,

Maria Clara Kalil.

domingo, 26 de janeiro de 2020

Um domingo em Londres

Ei, pessoal! Aqui é a Ágata.

Nosso domingo em Londres foi bem agitado e muito divertido. Eu, as outras quatro brasileiras e a Viji (uma amiga nossa da Marymount) visitamos diversos lugares.

Primeiramente, fomos à St. Paul’s Cathedral, uma catedral muito famosa na cidade. Ela é gigante, extremamente rica em detalhes e muito linda. Seguimos nosso passeio atravessando a Millennium Bridge, onde fizemos muitas fotos, e chegamos ao Tate Modern – um museu de arte contemporânea.
 


Antes de entrarmos, tivemos a oportunidade de assistir à apresentação musical de uma mulher muito talentosa na rua em frente ao museu. Logo depois, visitamos o interior do Tate Modern.

Continuamos o dia de turismo visitando o Science Museum, que conta com diversas antiguidades dos campos de Astronomia, Física, Matemática, Engenharia, Química e Medicina. Conseguimos até ver um livro de Newton!
 


Por fim, paramos para comer e voltamos para a escola. Foi um dia intenso e valeu muito a pena! Estou, a cada dia, mais encantada por esta cidade.

Beijos,
Ágata Fialho Bortolon.

sábado, 25 de janeiro de 2020

Dicas para quem quer conhecer Londres

Oi, gente! Lorena falando de novo!
Hoje, eu e as meninas fomos para Londres mais uma vez, com os planos bem mais organizados na cabeça e com o “território” sendo mais familiar, o que facilitou muito as programações de hoje.
O dia começou cedo. Acordamos às 8h, para nos arrumarmos e tomarmos café, já que o centro da cidade fica longe (um ônibus e dois trens) e que nosso primeiro destino (Abbey Road) era ainda mais distante. Todas juntas, fomos logo para lá, para fazermos a foto na famosa rua que nomeou e foi capa do principal álbum da banda britânica The Beatles. Foi muuuuuito engraçado, porque, como ela tem funcionamento normal, sair correndo no meio da rua para fazer uma foto foi, na verdade, bem patético (kkkk), mas valeu a pena! No fim, ficamos com o registro e ainda aproveitamos para comprar souvenirs da banda.
De lá, pegamos mais um trem e fomos para um bairro famoso, o Notting Hill, que, por acaso, estava recebendo uma feira de artesanato local nesse dia. Vimos a feira, aproveitamos a música de artistas de rua e, claro, fizemos mais fotos.
Com muito frio e dor no pé, pegamos MAIS UM trem, em busca de MAIS UMA atração aqui da cidade, a saga de Harry Potter, que se passa aqui. Logo, fomos para a Plataforma 9 ¾, que, teoricamente, leva para a escola de bruxos dos livros. Estava bem cheia e com fila; então, enquanto as meninas que são fãs da série faziam fotos, as outras descansaram e ficaram esperando sentadinhas (e a Lorena aqui dançando kpop) ao lado da fila.
O dia foi incrível! Ficamos com a lição de que não dá para andar pela cidade usando botas de couro. Vimos uma quantidade absurda de brasileiros por toda a cidade, conhecemos muitos lugares lindos e ainda conseguimos provar um pouco do que é ser londrino e ter que se encontrar naquelas linhas de metrô infinitas que se entrelaçam, confundindo qualquer um. O importante é que, no fim, deu tudo certo!
Fechamos o dia com chave de ouro na cidadezinha Kingston, onde fica a escola, indo a várias lojinhas de coisas baratas. Jantamos lámen (mais conhecido como miojo mesmo… kkkk), jogamos jogos de tabuleiro no quarto e fizemos uma festa do pijama com todo mundo!
Obrigada! Beijos e até o próximo sábado!

sexta-feira, 24 de janeiro de 2020

Terceira semana em Nova York

Oi! Aqui é a Nandini, de novo, para contar a vocês sobre minha terceira semana em Nova York.
No sábado passado, eu fiquei quase o dia todo em casa, porque estava nevando muito e fez muito frio. De noite, eu e Francesca fomos patinar no gelo em um rinque de patinação perto do condomínio. Infelizmente, depois de um tempo, começou a chover, e fomos para casa.
No dia seguinte, domingo, fizemos um passeio para ver a Estátua da Liberdade. Fomos de barco: uma vista linda, apesar de muito frio. Visitamos o Museu da Liberdade e fizemos muitas fotos na estátua.

Na segunda-feira, tive aula, e houve uma celebração do ano novo chinês! Uma dança típica e algumas brincadeiras também foram feitas nesse dia. Foi superlegal!
Na terça, depois da aula, eu e Rafaela fomos à Barnes & Noble’s e, depois, lanchamos no Starbucks.
Na quarta, fomos de novo ao MET! Vimos 50% do museu até agora.
Na quinta-feira, o pai da Rafaela veio visitá-la, e fizemos um tour na escola com ele. Depois, fomos ao Starbucks Reserve, que é um Starbucks enorme, próximo ao Chelsea Market, aonde fomos depois. Fizemos também um passeio no High Line Park, um parque suspenso que foi feito em antigos trilhos de trem. Apesar de frio, foi muito legal.
Na sexta-feira, eu e Rafaela fomos com a Isabel, uma das intercambistas de Medellín, ao Museu de História Natural. Infelizmente, muitas partes do museu estavam fechadas. Apesar disso, conseguimos ver algumas coisas bem interessantes.
Por enquanto, é só! Sexta-feira que vem, vou falar sobre minha última semana aqui em Nova York.
 

quinta-feira, 23 de janeiro de 2020

Conhecendo a cultura chinesa

Oi, gente! Aqui é Letícia, estudante do 3º Ano do Sagrado de BH! Como vocês estão?
Eu estou ótima, graças a Deus! Aqui, esta semana foi bem cheia e corrida.
Tive aulas muito interessantes na escola. Nossa professora de Inglês/Literatura nos indicou outro livro, e eu achei isso incrível! Ainda não começamos a ler, mas ele parece ser bem legal.
Além disso, nesta quinta, nós tivemos um jantar diferente lá na escola. Dia 25 de janeiro, se não me engano (rs), é comemorado o Ano Novo Chinês. Como o Marymount de Londres tem estudantes do mundo todo, incluindo chinesas, foi feito um jantar com declarações e comidas típicas da cultura da China! Foi bem interessante!
Apesar de a comida ter MUITA pimenta, foi muito divertido conhecer novos pratos e entender um pouco alguns costumes da China.
Eu estou me acostumando mais com a rotina aqui, mesmo as coisas sendo superdiferentes de tudo que faço no Brasil. A experiência realmente vale muuuuito a pena! Estou fazendo várias amigas e espero que sempre me lembre delas e de nossos momentos juntas!
Um abraço enoooorme,
Letícia! <3

quarta-feira, 22 de janeiro de 2020

Aniversário em grande estilo!

Oi, gente! Aqui é a Bia!

Bem... Hoje, dia 22 de janeiro, é meu aniversário. Foi superdiferente comemorar meu décimo sexto ano de vida aqui.
Logo pela manhã, as meninas me acordaram pulando em cima de mim e cantando parabéns. Durante o resto do dia, toda vez que me viam, começavam um “parabéns pra vocêêêê”, no meio de todo mundo! E eu ficava morrendo de vergonha… Cantaram parabéns em outras línguas também. Hahaha. Foram muitos parabéns mesmo! Mas, mesmo tendo sido meu aniversário, o dia não deixou de ser uma quarta-feira normal. Frequentamos as aulas, tiramos dúvidas e aprendemos coisas novas.

Agradeço sua atenção, beijos! <3


terça-feira, 21 de janeiro de 2020

Hey, guys!
Cá estou eu, Rafaela, novamente, para contar para vocês sobre mais uma semana do meu intercâmbio aqui em Nova York.
Na quarta-feira, dia 15, não aconteceu nada especialmente diferente, mas fiz uma foto do céu pela manhã e gostaria de compartilhá-la com vocês.

Na quinta feira, todas as meninas da 9th grade foram até a ONU, onde fomos orientadas pelos guias e conhecemos toda a parte expositiva da organização. Além disso, pudemos entrar no plenário da Assembleia Geral das Nações Unidas, onde, acho interessante destacar, é possível observar duas pinturas abstratas: uma em cada parede do espaço. Um artista italiano pintou essas duas imagens, que foram interpretadas como um coração e um cérebro.

No mesmo dia, depois da aula, eu e Nandini fomos mais uma vez ao MET, seguindo nosso objetivo de ver todas as obras lá dentro. Visitamos as seções grega (que eu amei) e medieval.


Na sexta-feira, eu e minha família pegamos um trem e fomos a Boston. Ficamos em um hotel chamado Liberty, que é muito conhecido, pelo fato de sua estrutura e decoração serem inspirados na prisão Charles Street Jail. Essa prisão foi inaugurada em 1851 e fechou suas portas em 1990, em razão de violação dos direitos constitucionais de seus prisioneiros.

 

No sábado, fomos ao Museu de Ciência de Boston. Lá, pude interagir com diversas exposições envolvendo conceitos de Física, Química e Biologia, que me permitiram visualizar o que estudei na escola em vários anos. Acho que posso destacar como minhas favoritas o Borboletário e o Show de Raios e Trovões.



Depois disso, já tínhamos muita fome, então fomos ao Feneuil Hall, que é um centro de compras com um corredor cheio de opções de comida diferentes, desde a asiática até o tradicional chowder de New England. Quando estávamos (finalmente) alimentados, fizemos algumas compras nas lojas do Quincy Market e começou a nevar um pouquinho. 




Algumas horas mais tarde, saímos para jantar. Quando olhei pela janela, pude ver vários floquinhos de neve caindo do céu, que tornaram a paisagem de Boston ainda mais linda. Claro, aproveitei para fazer várias fotos! =)


No domingo, comi panquecas pela primeira vez! Depois, fiz um passeio no Campus de Harvard e, sinceramente, já me apaixonei; as construções de tijolinho ficam ainda mais bonitas cobertas de neve!
Pegamos um tipo de ônibus (o Trolley) que passa pelos pontos turísticos da cidade. O motorista/guia é superdivertido, e o passeio se tornou muito mais legal!

Descemos no ponto de uma das ruas mais famosas da cidade, a Newbury Street, conhecida por ser repleta de lojas, cerca de 300.

Continuamos nosso passeio com um delicioso almoço no Hard Rock Café de Boston, o qual é repleto de peças exclusivas, muitas vezes autografadas, de vários artistas de rock famosos.

   

Na segunda-feira, pegamos o trem de volta para Nova York, o que me deixou um pouquinho triste, pois queria conhecer um pouco mais da cativante cidade de Boston.



Na terça feira, o grupo de afinidade asiática da escola organizou uma comemoração em homenagem ao Ano Novo Lunar. Houve a Dança do Leāo e uma pequena gincana, da qual participei e, por isso, ganhei um pequeno ratinho de pelúcia, já que 2020 é o ano do rato.



Bem, acho que já contei muitas coisas hoje. Vou deixar para falar sobre meus próximos dias na semana que vem…

Bye, people!