segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Um mês em Nova York

Esta já é a minha ultima semana em Noa York, e passou muito rápido!!! 
Antes de vir pra cá, eu fiz uma conexão em São Paulo, onde conheci a Luísa e a Ana Sofia, e então viemos juntas. Amei conhecer as meninas, assim como as meninas da escola, que foram super receptivas e legais comigo!

A minha "host family" não poderia ter sido melhor! Eles me ajudaram muito aqui, e me levaram para conhecer muitos lugares diferentes, como Ellis Island e a NYU. Fomos patinar no rink de patinação do Bryant Park, também fomos até a Times Square, ao Soho, ao High Line, ao Central Park, entre outros lugares super legais. 

                 

A Marymount de NY é muito bonita e muito diferente do Sagrado de Brasília! O uniforme, as aulas, horários, o prédio, tudo! Durante a minha estadia aqui, eu fui para a escola que fica na 5th avenue, em frente ao Metropolitan Museum of Art (Met) e, é claro que eu aproveitei para ir lá algumas vezes haha

A minha "Buddy", Bree, também me ajudou muito na escola (que é muito grande e fácil de se perder), e as meninas da escola e eu saímos varias vezes para alguns lugares perto da escola, depois da aula, como o Shake Shack, ou alguma outra lojinha de doces…

                   

No dia 19, escola nos proporcionou assistir um Show da Broadway: The King and I. O show é sensacional e eu adorei! Recomendo para todos. E, além do show, o lugar também é muito legal, o Lincoln Center Theater. Além disso, teve a "Ice Skating Party", no Central Park, onde patinamos muito!

                       



Aqui está muito frio!!!! Sábado, dia 23, teve muita neve! (foi a segunda maior nevasca de Nova York, desde 1869). Mas domingo amanheceu com sol, e deu pra ir ao Central Park aproveitar toda a neve acumulada!

                                    

Bom, esse foi um pedacinho da minha experiência aqui em Nova York. Para mim, esse intercâmbio foi muito bom! Conheci muitas pessoas novas e incríveis, conheci lugares muito diferentes e a escola de Nova York. Também acho que foi uma experiência que me fez crescer e me tornar mais independente e confiante em mim mesma! Eu adorei tudo até agora, e espero curtir muito essa última semana!! 

                      

Com carinho, 
Laura Marques (SCM- Brasília)



Nossa Aventura

(Como minhas amigas falaram, os computadores daqui nao tem acento, entao vamos assim mesmo)
Ola, 
       Ja estamos em Londres ha mais de duas semanas, e as coisas vao indo bem. E claro que sentimos saudades de nossas casas e do nosso pais, aqui e tudo muito diferente, mas tem sido uma experiencia e tanto, em que cada vez aprendemos mais. Nos primeiros dias ficamos bastante confusas, as coisas funcionam de um jeito em diferente, nao so no pais, mas na escola tambem. A comida, conviver com tantas nacionalidades diferentes, as turmas bem menores e as aulas diferenciadas. Foi tudo um choque, e morar na escola foi uma surpresa para todas.
     Com o tempo fomos aprendendo, e agora nos sentimos mais em casa. As pessoas daqui ajudaram muito para isso. As meninas foram muito receptivas, e nos levaram em passeios por Londres e Kingston. Nas aulas, sempre nos ajudaram e nao se incomodaram em nos explicar os sistemas. Os professores tambem foram bem compreensivos, sempre tentando ajudar. E finalmente, as pessoas que cuidam de todas as meninas que moram na escola. Sao sempre muito gentis, querendo nos deixar o mais confortavel possivel, e e incrivel ter nao so uma, mas varias pessoas assim, em um ambiente tao desconhecido. Te faz se sentir em casa.
     Vir com o primeiro grupo para Londres foi realmente diferente, ja que estavamos indo para o desconhecido, mas valeu a pena. Estamos conhecendo coisas que sao de oportunidades unicas na vida. Nas aulas utilizamos metodos que nao conheciamos, apendemos coisas que nao sao muito mencionadas no Brasil, e estamos conhecendo lugares que vamos lembrar para sempre.
      Ate agora fomos a diferentes lugares em Londres, Kingston diversas vezes e a Southampton. A cada vez tentamos conhecer algo novo, para ter uma experiencia ampla. Londres e incrivel. Conhecemos os principais pontos turisticos, vimos as famosas city sights, e tiramos fotos incriveis. Kingston e um lugar perfeito pra passear e variar um pouco da escola. Fomos em museus, lanchonetes, lojas, pracas e parques e esta sendo cada vez mais incrivel.
     Por aqui o clima e bem diferente, se comparado com o do Brasil. Sempre frio, mas isso nao e problema. Ate neve chegamos a ver! Todos na escola ficaram bem animados, o que e legal de presenciar. 
    Exibindo IMG-20160107-WA0170.jpg  A cada dia vamos aprendendo, experimentando e aprendemos mais. Com certeza voltaremos pro Brasil com inumeras historias para contar dessa viagem tao sensacional. Afinal, onde mais que eu dividiria o quarto com outras tres nacionalidades diferentes? Ou passaria pelo refeitorio e ouviria cinco linguas diferentes? Isso tudo e surpreendentemente unico, e estamos tirando o maximo disso.
    As vezes pode ser assustador, e se pode sentir muitas saudades, mas compensa quando voce percebe que nao tem nada a perder, mas tem tanta coisa a ganhar. Ja foram duas semanas, e espero que as proximas sejam tao incriveis quanto esta!

 Laura Simonassi - Brasilia

Andando por Londres e Kingston

        Lembrando novamente que a falta de acentos nessa postagem e' devido ao fato de que os teclados daqui nao possuem acentos (mas farei o meu possivel)
        Todas as sextas pegamos um onibus para o centro de Kingston, uma cidade aqui pertinho da escola (temos das 16h ate as 20h para ficar fora, pois as 16h e' o horario que a aula acaba). Nos sabados, que temos das 10h da manha ate as 20h da noite para passar o dia fora, vamos para Londres. Nos domingos, que temos de 12h as 18h para estar fora, vamos para Kingston novamente.
       No nosso primeiro sabado, fomos (as cinco intercambistas) pra Londres com outras duas meninas daqui. La' fomos no London Eye, ao Big Ben, London Bridge, Tower Bridge, Hyde Park, passamos em frente ao Buckingham Palace... Alem disso andamos bastante pelas ruas de Londres. Pegamos onibus, metro, trem, taxi... todas as opcoes possiveis! Foi um otimo programa para iniciar nossa viagem.
      Em Kingston, no's andamos pelas ruas, passeamos pelas lojas, lanchamos em cafeterias e comemos o tao comentado kokoro (um lugar que vende um frango delicioso!). Podemos ir para Kingston varias vezes (ate ja sabemos andar por la tranquilamente), mas smpre achamos algo novo pra fazer. Dessa vez achamos um cinema e vamos tentar assistir algo.
      No ultimo sabado que fomos a Londres, fomos no Madame Tussauds (um museu de cera!) que foi simplesmente incrivel! Nos divertimos mais que imaginavamos que iriamos! Depois fomos a Oxford Street e por la ficamos passeando (estavamos com outras cinco garotas daqui ta escola).
      Esse sabado fomos para Southampton com a escola onde visitamos o museu do Titanic e passeamos por um shopping center. No domingo decidimos ir a Londres, ja' nao fomos no sabado e ja tinhamos ido para Kingston na sexta. Em Londres, dessa vez so' as cinco de no's, fomos ao museu do Sherlock Holmes e a Plataforma 9 3/4. Foi incrivel! Uma aventura em tanto!
      No proximo final de semana pretendemos ir a Londres, no British museum e assistir um filme no cinema em Kingston!




 

Julia Stein Saleme
Colegio Sagrado Coracao de Maria - Vitoria

sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Impressões e mais impressões

Não seguindo a agora constante ação que minhas colegas seguem, estou escrevendo no telefone em vez de sofrer com a falta de acentos no laptop estrangeiro.

Sim, estamos na metade do caminho e sim, a gente se sente péssima por não ter escrito antes. Mas enfim.

Marymount. É. Lindo. 

 
Sem brincadeira. Essas meninas passam o ano inteiro aqui. O charme antigo do lado de fora e a cara de hotel moderno do lado de dentro foi uma agradável surpresa para todas nós. O pôr-do-sol é visível da maior parte do campus e realmente ajuda que estamos voltando das aulas para um lanche do outro lado da escola às 16h, aka hora que o sol se põe aqui.

(Tudo é muito cedo. Escurece no meio da suposta tarde e estamos exaustas lá pelas 21:30h - o que definitivamente não ajuda na nossa reputação como adolescentes.)



Temos várias refeições, o que é meio que um choque para nós, BRs. Temos o café às 7h, um break às 10:15h, o almoço ao 12:45h, outro break no final da aula, às 16h, o jantar às 18h, e, finalmente, o snack às 20:30h. Não acostumada com dobras de aula, sentar para almoçar e perceber que vai ter mais aula depois não é exatamente reconfortante. Mas isso é frescura minha, moving on. As aulas são diferentes, mas, para a maioria, não no mal sentido. Matemática e Ciências em geral é mais difícil, óbvio, por causa de nomes, métodos diferentes e assuntos atrasados ou avançados para nós.

Os professores são ótimos e cada um tem um ponto que eu acho que vale a pena ressaltar: Uma professora parece a Amy Adams. Sério. Parece. Outra é uma das melhores almas australianas que eu já vi. Outro é um francês com um cachecol da Burberry. Outro é do norte da Inglaterra e sente prazer em derreter nossos cérebros com exercícios baseados em frases como 'Qual é o sentido da vida?' ou 'Deus criou o Universo' e etcetera, etcetera e tal. Outro é naturalmente ruivo? Um usa sempre o mesmo casaco. Outro me faz querer desenhar roupas, o que...? Muitas e muitas características que sempre pulam na minha cabeça quando os vejo.

Deveria falar da neve? Faz parte da primeira impressão, né? Sim. Vou falar da neve.




Nunca tinha visto neve antes. Sério. Nunca. Então dá para imaginar a minha reação quando alguém bate na porta do quarto, fala suavemente 'tá nevando' e vai embora. Não precisa falar que corri para fora, e, surpreendentemente, a maior parte das meninas parecia tão animada quanto eu.

As meninas! Tão acolhedoras quanto alguém pode ser. Fazem até hoje perguntas sobre o Brasil, como é lá, como é estudar com meninos, se temos namorados (pergunta mais frequente), como a gente está se adaptando, se gostamos daqui...

Foi meio difícil na primeira semana. Estávamos em êxtase porque meu Deus, Londres; mas também saudades de casa - eu pessoalmente do meu cachorro. Piada interna. Oi, mãe, pai e família.

Londres foi rí-di-cu-la. Como tem gente vivendo aqui e não pirando tipo meu Deus, Londres está além de mim. A tarefa de escrever sobre nossos dias no centro é de alguém do grupo. Então esperem.
 
spoiler alert

Sofia Travassos - RJ.

Londres - Primeiras impressoes

       Antes de comecar a escrever, devo esclarecer que a falta de acentos nesse post e' devido ao fato de que os computadores daqui de Londres nao possuem acento no teclado.
       Agora, vamos comecar. A ficha de estar em um pais, sozinha, por um mes, demora um pouco a cair. Chegando na escola, a primeira coisa que me passou pela cabeca foi que aquela seria minha casa pelos proximos 33 dias. Era dificil, mas emocionante pensar aquilo. Estavamos as cinco super empolgadas pelo nosso primeiro dia de aula, que seria justo uma sexta feira (ja que chegamos no final da tarde de quinta). As aulas, para comecar, sao dadas de uma maneira um quanto diferente que as do Brasil, e segundo, e' estranho nao ter meninos na sala de aula. Aqui, a relacao aluno-professor e' muito diferente, nao e' como no Brasil, onde de certa forma temos uma afinidade com os professores (algo que eu, particulamente, gosto muito).
         Em Londres, somos borders na escola, ou seja, moramos aqui, assim como umas 50-60 garotas. Por incrivel que pareca, o que voce menos encontra nessa escola sao Britanicos. Um imensa diversidade de meninas de diferentes culturas estuda aqui, principalmente borders. Isso e' incrivel, pois voce nao so convive com pessoas do pais que voce veio estudar como tambem de diferentes partes do mundo. Temos por aqui atividades depois do horario escolar, como o creative club, Zumba e times de esporte. Alem disso, a escola possui uma academia aberta para uso dos alunos (mas apenas depois de ter feito sua avaliacao fisica). Podemos pegar filmes, andar pela escola, passear pelos quartos de outras meninas... Muitas coisas a se fazer!
         Mas nem tudo e' um mar de rosas. Nossos primeiros sete dias foram bastante divertidos, mas tambem tiveram momentos de tristeza, de saudade. A primeira semana foi a mais dificil. Foi quando o tempo parecia passar mais devagar e que a hora de ver todos que sentiamos saudades ia demorar. Tivemos dias pesados... Mas entao, comecamos a fazer planos, por exemplo, que na segunda iriamos no ginasio, na terca fariamos creative club, na quarta fariamos Zumba e assim por diante. Depois disso, ficamos mais animadas e os dias ficaram mais cheios e divertidos (sem contar nas pessoas maravilhosas que conhecemos aqui!). Todas as sextas (depois da aula), sabados e domingos saimos, mas isso fica para a proxima postagem!

Julia Stein Saleme
Colegio Sagrado Coracao de Maria - Vitoria
(15 dias em Londres -ja!)

quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Nossa chegada no Marymount London!!

(Os computadores aqui nao tem acento, mas eu fiz o possivel!)
Oii pessoal!!
Estou muito atrasada, mas finalmente vou contar como foram nossos primeiros dias de intercambio!
No dia 6 de janeiro, no's cinco nos encontramos em guarulhos para pegar nosso voo de 11:30 de duracao! Logo ja fizemos amizade, e vendo agora, quem diria que ficariamos intimas tao rapido. Chegamos no aeroporto London Heathrow no dia seguinte e fomos num transfer contratado pelo Marymount daqui  para a escola.
Nossa primeira impressao da Inglaterra foi a melhor que se poderia ter. Tudo acha'vamos lindo: as casinhas, as lojas, os onibus (claro!), as ruas, o frio!! Como a escola fica numa pequena cidade do lado de Londres chamada Kingston Upon Thames, e o aeroporto e' distante do centro de londres, nao passamos por Londres propriamente dita.
A escola aqui e extremamente diferente das nossas no Brasil, principalmente porque aqui e' um boarding (colegio interno). Fomos recebidas por algumas House Parents (mulheres que cuidam das alunas da escola) e elas nos mostraram onde eram nossos quartos. Minha colega de quarto e' a Josefin e rapidamente ja estavamos conversando. Depois descemos para o refeitorio para o lanche da tarde e para recebermos as principais informacoes sobre a escola.
As aulas ocorrem de 8:30 as 16:00 e todas as refeicoes comemos na escola. Cada aula e' em uma sala diferente e aqui elas tem algumas aulas que nao temos no Brasil, como design, musica e teatro. Eu, Ester e Laura ficamos no Grade 10, que corresponde ao primeiro ano do EM, e Julia e Sofia ficaram no Grade 9. Como quando chegamos no Marymount ja estava escurecendo - no inverno da Inglaterra o por do sol e' por volta das 16:30 - so' tivemos a oportunidade de conhecer o campus no dia seguinte. E ele e' MARAVILHOSO!!  No dia seguinte conhecemos nossas colegas e elas sao muito acolhedoras. Um dos pontos bons desse colegio e' que ele oferece diversas atividades extracurriculares, como academia, zumba, basquete e badminton.
Apesar de recebermos muitas tarefas para fazer, eu estou adorando esse intercambio e o Marymount. Esta' sendo uma grande oportunidade e estou fazendo varias amigas. A escola e' otima e todos os dias temos coisas novas para aprender.
Ate' logo!!